10 dicas para javascript_ehmuitodrama

Para os que pensam que o Javascript está acabado, lamento informar mais está com a corda toda! Por isso, trouxe 10 dicas para se tornar ninja em Javascript e assim te ajudar a profundar os conhecimentos.

Primeiramente quero expor as diferentes aplicações do Javascript para a tecnologia e desenvolvimento: Back-end, Front-End, Mobile, I.A, Machine Learning, Biga Data. Aqui é uma pequena amostra de onde pode encontra-la.

Portanto, com essa procura elevada, claro que você também quer aprender Javascript. Talvez até tenha conhecimento intermediário. Mas para tornar-se ninja mesmo, precisa de todas as dicas e ferramentas possíveis.

Chega de enrolação...

  1. Comece pelos Conceitos Básicos
  2. Pratique, pratique e pratique mais!
  3. Estude por um livro
  4. Aprenda programação funcional
  5. Aprenda Framework/lib
  6. Estude Programação Assincrona em JS & DOM
  7. Crie Projetos
  8. Estude POO para JS
  9. Estude Padrões de Projetos em Javascript
  10. Integre-se em Projetos Open Sources

 

1️⃣ Comece pelos conceitos básicos:

Todos sabemos a importância de começar pelo inicio. Mas muita gente tem ignorado essa premissa e pulado essa parte que é tão importante no aprendizado. Os conceitos estão em torno de variáveis, tipos de dados, funções, estruturas de repetição e outros assuntos básicos.
Javascript é uma linguagem voltada para Web. Por isso é de extrema importância você dominar os conceitos, assim como entender como funciona requisições HTTP. Além de englobar como a internet também interage com a linguagem.

Aprenda pela documentação, pois é um ótimo lugar do básico ao avançado.

Documentação em Português JavaScript - Mozilla

Se você é daqueles que não gostam de ler, e preferem vídeos, poderá acompanhar aula de JavaScript ES6. Aprenda Javascript online com o curso gratuito de Academind.

Por último, há um site que poderá ir resolvendo exercícios de JavaScript. Link do site aqui.

2️⃣ Pratique, pratique e pratique mais!

Essa todos temos que concordar, que não há maneira melhor de entender algo em programação do que praticar. Fazendo uma analogia a quem quer aprender um instrumento musical, sabemos que não é de uma hora para outra que alguém domina tocar algo. Leva-se tempo, dedicação e esforço. Somente dessa forma poderá ser o melhor dos melhores.

Nesse principio, dedique ao menos 1h do seu dia para estudar ou fazer algum desafio de algoritmo em Javascript. Quando estiver finalizado todos os conceitos, recomendo que aumente o tempo de estudo para 2hs diárias. Crie a rotina, por exemplo, de segunda a sexta. Assim, com a constância, verá que em pouco tempo evoluirá.

Recomendações:

Vídeo que aborda Estrutura de dados e Algoritmos em JavaScript.

Sites com desafios:

3️⃣ Estude por um livro

Pode parecer tediosa para alguns, mas te garanto que terá uma hora que você ficará em um beco sem saída e precisará de um livro. O livro possuí toda uma metodologia e os passos para aprender a linguagem. Com isso, em partes mais sólidas, o livro será bem vindo.

Como utilizar o livro da melhor forma: somente passe ao próximo capitulo quando todas as dúvidas e dificuldades no tema estudado forem completadas.

Alguns livros:

4️⃣ Aprenda programação funcional

A programação funcional te dará apoio para desenvolver projetos que possam vir a usar cálculos e alocação demasiado de memória.
Introdução a programação funcional com Javascript completo no site Eh Muito drama.

Links úteis para aprender programação funcional com JavaScript:

5️⃣ Aprenda Framework/lib

Nessa dica só é recomendado colocar em pratica, depois de ter feito todos os passos anteriores. Existem diversos framework no mercado para aprender. Entre eles: Angular, React & Vue.js. Escolha um e se especialize nele. Só depois de virar expert nele passo para outro. Além disso, aprendo os atuais do mercado, te trará a facilidade de aprender ou migrar (se necessário) para outro framework ou lib.

Cursos de Angular

Link - Curso de Angular
Tutorial CRUD MEAN
Documentação do Angular
Aprenda a Depurar uma Aplicação Angular no Vs Code

Cursos de React

Link - Curso de React
Documentação do React
Aprenda a Depurar uma Aplicação React no Vs Code

Cursos de Vue.js

Workshop de Vue.js
The Vue Tutorial for 2018 - Learn Vue 2 in 65 Minutes
Documentação do Vue.js
Aprenda a Depurar uma Aplicação Vue no Vs Code

6️⃣ Estude Programação Assíncrona em JS & DOM

Atualmente, programar em JavaScript contempla inúmeras operações assíncronas. Desde um simples timer utilizando setTimeOut, passando por respostas a eventos do DOM ou requisições assíncronas AJAX até operações de I/O como a escrita de um arquivo. A compreensão e domínio da programação assíncrona é essencial para o desenvolvedor JavaScript moderno.

Palestra sobre Programação Assíncrona do básico ao Avançado

Funções Assíncronas

Asynchronous Javascript using Async - Await

Async JS Crash Course - Callbacks, Promises, Async Await

O DOM possuí seu lugar de importância. No caso, o DOM (Document Object Model) é a melhor maneira para manipulação de páginas HTML, em especial se você pretende trabalhar com Front-End. Sendo fundamental seu aprendizado.

JavaScript DOM Crash Course - Part 1

JavaScript HTML DOM 

7️⃣ Crie Projetos

Acredito que até aqui, você tem bastante coisas para colocar em prática. Além disso, também precisará de um local como repositório para seu trabalhos/projetos.

Dessa forma, recomendo o GitHub. Muitas empresas solicitação seu portfólio no GitHub para verificar e comprovar suas qualificações. Colocando seus projetos lá, estará adiantando a procura para empregos.

8️⃣ Estude POO para JS

Muitos não gostam de Programação Orientada a Objetos, mas te adianto que necessário você adicionar na sua lista de estudos.

O POO em JavaScript é bem diferente do conceito de POO, em lingagens como C#, Java, PHP, Python e outras. Isso ocorre, pois o JS é uma linguagem multiparadigma (funcional + imperativa + scripts). Poderá aprender mais nos links a seguir:

Introdução ao JavaScript Orientado a Objeto

JavaScript OPP Crash Course (ES5 & ES6)

9️⃣ Estude Padrões de Projetos em Javascript

Padrões de Projetos (Design Patterns) é muito importante em qualquer contexto de linguagem que você esteja se especializando ou trabalhando.

Poderá aprender mais nos links a seguir:

The Facade Pattern

JavaScript Design Patterns

Build A Simple Javascript App The MVC Way

? Integre-se em Projetos Open Sources

Como ultima dica e não menos importante, só te digo uma coisa: dê continuidade a seu aprendizado. Não se acomode! Não fique só nos exercícios ou livros. E para isso recomendo que participe de alguma comunidade sobre o tema.

Apoiar um projeto open source com algum Pulll Request enviando alguma feature. Assim, você aprende com a comunidade e eles com você. Não se limite. Não é preciso ser um gênio para ajudar com isso.

Front-End Bootcamp Online

50 popular JavaScript open-source projects on GitHub in 2018

Baixe nosso ebook gratuito de como se manter atualizado na área de TI.

Fontes: Lemos, G