Conheça as profissões de TI em alta e mais quentes até 2020. Se você está em dúvida em qual área trilhar, agora é o momento de se decidir. Agora se você, já tem uma profissão, saberá de uma vez por todas se a área que escolheu foi uma boa!

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O que faz: Produção de software. Infraestrutura de TI. Negócios (levantamento de requisitos, entendimento com o cliente).

Por que está aquecida: Com o crescimento do mercado de TI.  Busca-se cada vez mais profissionais com experiência em programação. Habilidades para desenvolver soluções em sistemas de computação são bem-vindas. Esta demanda ocorre em todos setores. Temos as indústrias, comércio e dos serviços como exemplo.

Principais áreas de atuação: Analista de Testes, Analista de Banco de Dados, Analista de Requisitos, Analista de Qualidade, Analista de Processos e Configuração e muitas outras.

 

profissões-TI-em-alta-2

2. Analista de segurança da informação

O que faz: Cria, desenvolve e implementa as políticas de segurança da empresa. A Segurança da Informação é uma área da TI que lida com a integridade das informações. Serve para criar proteções de acessos não autorizados. Profissionais desta área precisam conhecer as tecnologias de comunicação. Sua função será garantir que a troca de dados aconteça de forma eficiente e segura.

Por que está aquecida: “Muitas empresas estão adotando data centers e soluções em nuvem.” Assim, os dados saem de um território fechado que, teoricamente, é mais seguro. Migrando para fora da estrutura física da empresa, na nuvem. Por isso as empresas precisam de analistas monitorando esses processos, Grandes bancos e seguradoras já estão usando a nuvem para guardar grandes volumes de informação. As empresas se preocupam com a evolução nos ataques e da exploração de vulnerabilidade de sistemas,precisam estar atualizadas com as vulnerabilidades existentes.

Por que está em alta: a segurança da informação recebe atenção crescente das empresas, que, cada vez mais investem em digitalização de seus dados e se preocupam com a evolução nos ataques e da exploração de vulnerabilidade. Hoje já existe o curso de tecnólogo em Segurança da Informação. Mas se quiser se especializar mas, pode começar com um tecnólogo de redes e depois fazer pós em Segurança da Informação.

profissões-TI-em-alta-3

3. Gestor de projetos em TI

O que faz: Coordena equipes de desenvolvimento na área de tecnologia. Seu papel é compreender as necessidades do cliente. Desenvolver um cronograma para o projeto. Controlar o orçamento e garantir a qualidade das entregas técnicas.

Perfil: Formação acadêmica na área de tecnologia, com conhecimentos e experiências em big data, internet das coisas e gestão de projetos.

Por que está em alta: De acordo com Souto, a gestão de projetos em TI se tornou mais estratégica para o mercado nos últimos anos. “As empresas precisam de soluções tecnológicas cada vez mais complexas, que envolvam big data e people analytics, por exemplo, para dar sustentação aos diversos departamentos do negócio”, explica.
Nela a área de TI envolve-se nos negócios, e ajuda a empresa a expandir cada vez mais.

profissões-TI-em-alta-4

4. Desenvolvedor web e/ou mobile

O que faz: programação em diversas linguagens (java, php, c#, javascript, etc.) para plataformas de celular e web, em geral.

Perfil: profissionais ligados a tecnologia são mais comuns. “Pela recente difusão de TI, é possível encontrar profissionais que aprenderam sozinhos a programar, mas que possuem formação em outras áreas”.

Por que está em alta: é um mercado novo e com poucos cursos de formação especializada, no Brasil. Segundo a equipe da consultoria Page Personnel, muitos profissionais que trabalham por aqui com mobile, por exemplo, migraram de áreas correlatas ou aprenderam na prática. Também existe uma tendência na maioria dos setores da economia (incluindo financeiro, varejo, bens consumo, entre outros) da migração do ponto de venda e do relacionamento com clientes para plataformas on-line e de e-commerce.

Não foi uma lista muito grande. Para ver outras profissões de TI em alta, clique aqui para a parte dois!

O que podemos resumir é que a tecnologia que usamos hoje ainda nem chegou perto do que estaremos utilizando em 10 anos. Há muito a transformar. Uma área sempre em movimento trará sempre profissões de TI em alta. Isso é bom, pois terá bastante área de emprego, só basta você se especializar em uma delas!

Gostou do post? Não esqueça de comentar e deixar sugestões! Quer assistir ao vídeo, só clicar aqui!

Fontes:
https://goo.gl/gat2Mr
https://goo.gl/DdVRm0
https://goo.gl/0J3GFe

Written by Andressa S