Aprender a programar do zero, muitas vezes traz aquele calafrio em nós. Será que somos capazes de realizar sozinhos? Eu te garanto que sim. E com esses canais que trarei nessa lista, tenho certeza que se sairá muito bem. Sem gastar dinheiro, sem sair de casa, conheça os 5 canais no Youtube que te ajudaram a aprender a programar!

Para aqueles amantes de TI ou apenas os aventureiros, alguma hora, já se passou pela cabeça de iniciar os estudos em programação. Caso ainda não saiba, três princípios são necessário para quem quer programar: raciocino lógico, base matemática e inglês. Digamos que não é todo mundo que tem essas qualificações. Preparo suficiente.

Ainda há aqueles que mergulham em cursinhos pagos e estes não trazem a qualificação necessária para o mercado de trabalho ou se desenvolver sozinho. Não digo que programar é fácil, ao contrário, é uma verdadeira batalha!

Mas tenho certeza que aqui você terá um direção muito melhor por onde quer começar ou o que quer fazer primeiro.

Lembrando que os 5 Canais no Youtube para Aprender a programar de graça citados, não foram retirados de nenhuma lista de qualidade ou coisa do tipo. Mas estão aqui porque os considero de grande valia e que agregam e muito no aprendizado da programação.

Essa lista começou porque o grande público que acompanha o EMD no Youtube, também está iniciando na área de TI. Sem contar que até eu queria ver onde poderia ter conteúdo de qualidade para me ajudar a iniciar os estudos. Alguns deles eu já conheço até pessoalmente e estão super aprovados. Outros, não conhecia mas achei a didática interessante.

Então, não a pretexto em falar: “Ah, mas não me identifiquei com o jeito desse ou daquele outro nas explicações”. Porque terá esses canais como inicio, e assim o Youtube já abre um leque de buscas no mesmo assunto. Basta assistir o que mais lhe agrada.

Assista ao vídeo senão quiser perder nenhuma dica!


Aqui deixarei o link dos canais que citei no vídeo e espero que possa te ajudar nessa empreitada!

Canal Curso em Vídeo – Gustavo Guanabara

professor e agora no Youtube com diversos vídeos de programação em Python, PHP, Java, bando de dados e muito mais.

Canal eXcript

– possui cursos de WordPress, Java, Python, C++, entre outros.

Canal PlayCode

– possuí diversos vídeos para quem está iniciando. Achei uma playlist muito boa para que você que não sabe nada de programação, possa realmente começar do zero.

Canal Artuse

– achei muito interessante a proposta de trazer um curso completo de Java. São mais de 100 vídeos para assistir.

Confira agora um ótimo canal internacional. Se não tem muito prática com inglês, é um bom momento para começar a estudar. Principalmente porque os melhores materiais de estudo são em inglês.

Canal Derek Banas

– cursos disponíveis, como Assembly, PHP, Java e outros cursos como desenvolvimento de aplicativos para Android e curso de banco de dados utilizando o MongoDB.

Não esqueça de conferir ao primeiro vídeo da série: Como Começar a Programar do Canal Eh muito Drama no Youtube e acompanhe mais dicas e até uma apostila para iniciar nos seus estudos!

Gostou desse post? Comente e deixe sugestão de outros canais que gosta! Compartilhe também pois é muito importante para o blog sua interação.

Written by Andressa S