Com uma crise global, viu-se a necessidade cada vez mais latente na necessidade de bons profissionais de TI. Dessa forma, espera-se muito de nós como experiência, habilidades e qualificações que façam milagres. Nós sabemos da importância de ter certas habilidades numa empresa como profissional. O que não falamos é como adquirir essas habilidades.

Como resultado há uma demanda exponencial por especialistas em dados, o qual não acompanha a curvatura de profissionais qualificados.

Por isso a importância em trazer essas habilidades e descrever como adquiri-las será a minha missão aqui. Não há um consenso de quais são essas habilidades ou sua quantidade, assim como qual é a mais importante. Mas fato é que isso precisa ser discutido cada vez mais. Levando em conta para que as empresas tenham mas potencial de crescimento esse tipo de especialista é essencial para o negócio.

Se você chegou até aqui e não é um analista de dados, saiba que esse check-list serve para todos de TI.

Chega de enrolar, e vamos em frente...

  • Resolução de problemas e pensamento crítico

Para ser um analista de alto nível tem que saber dirigir um experimento, você precisará testar as hipóteses. Possíveis interferências casuais. A partir desse ponto, de forma criativa pensar na soluções dos problemas.

Por exemplo: você precisa testar a usabilidade de uma pagina construída.
Irá disponibilizar dois testes. Um grupo receberá a pagina A e outro grupo a pagina B.
Com perguntas por formulário, você poderá analisar, a facilidade de navegação, dificuldades, tamanho fontes, desvantagens e outros.

  • Visualização de dados

Até aqui toma-se como base que você como cientista de dados efetuou as seguintes etapas: coletar, armazenar, limpar, transformar e analisar os dados. Por fim, já poderá utilizar técnicas de Machine Learning. Você poderá utilizar os resultados, em gráficos e assim contar a histórias desses dados.
Essa é uma parte fundamental como habilidade principalmente se deseja trabalhar com Data Science e Big Data.Para que possa entender como funciona, tenha em mente uma barraquinha que vende limonada. O qual você em uma planilha colocou todo dia, informações como data, condição do tempo, valor total vendido, quantidade de pessoas, valor produto.Com isso, você deseja apenas saber nos dias mais quentes qual o período (meses) e o valor vendido. Gerando isso pela planilha, poderá aplicar funções de Excel para que possa visualizar como "mágica" o percentual dos compradores em épocas quentes.

  • Escrita

Viu isso e já pensou que não é importante? Te digo, o tamanho da importância dessa habilidade. Muitos profissionais não sabem expor suas idéias de maneira clara. Explicando de forma lógica, programável, como se o patrão ou cliente fosse entender o que esta se dizendo.Pratique utilizando a voz ativa. Sem muitos detalhes e sim como funcionará todo o processo de forma concisa.

  • Estatística

Muitos profissionais de TI fogem de matemática. Se seu intuito é não se misturar com analise de dados, pule para o próximo tópico.Há um consenso que um analista precisa ter bases sólidas em matemática, mas seu nível será diferente. Dependerá exclusivamente de qual cargo está ocupando. Além disso, os problemas que encontra-se podem requerer técnicas variadas em estatísticas como testes A/B multivariados, modelagem preditiva, análise de tendências e análise de cluster.Na prática, você irá precisar fortalecer suas bases em matemática.

  • Gerenciamento e consulta

O analista de dados ele é aquele profissional que entende como coletar, organizar e manipular grandes volumes de dados. E a tecnologia utilizada poderá variar de diversas formas. Necessário ter domínio nas tecnologias existentes para esse tipo de trabalho.Além disso, precisa saber extrair dados específicos. Por exemplo, se preciso de uma informação de variação de tempo para clientes mais assíduos a comprar smartphone. Não irei procurar um a um. Utilizarei uma base de banco de dados e nele utilizarei SQL, ou linguagem de consulta estruturada.

  • Ensino Avançado

Com certeza, que o cientista de dados precisa ter grau avançado. Muitos que atuam hoje, possuem mestrado e até mesmo doutorado. Mas não se desespere, pois se deseja seguir nessa área, basta investir em peso no bacharelado. O restante virá como lucro.Alguns dos cursos que facilitam a entrada na área são: Ciência da computação, matemática, ciências físicas ou estatísticas.

  • Interpretar o Negócio

Entender o que o negócio do seu cliente proporciona de valor ou que você trabalha é essencial para um analista de dados. Sem entendimento adquirido você não conseguirá criar soluções de negócio.O feeling é o que fará diferença no sucesso daquilo que você operará.

 

Esses foram alguns tópicos que caso queira mergulhar no universo da ciência de dados é importante ter em mente.

Compartilhe com seus amigos, vai que algum se tornará um grande cientista de dados no Brasil.

Baixe nosso ebook gratuito de como se manter atualizado na área de TI.

Sucesso pra Ti!