Analise e Desenvolvimentos de Sistema EMD

Nessa série, você vai entender o que analise de sistema estuda e como ele atua no mercado de trabalho. Minha função é representar o melhor da área desse curso que também fiz.


Primeiramente, o tecnólogo com esta formação desenvolve, faz a analise, projeta, implementa e atualiza sistemas de informação. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares para ampliar a capacidade dos recursos do equipamento.
Apto também para resolver problemas de softwares.

A principio este profissional está apto a implantar e desenvolver banco de dados. Conhece a estrutura física dos equipamentos e seus periféricos, e precisa se manter muito atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação. Contudo, precisa ter boa noção dos negócios da companhia para a qual trabalha.

Os cursos nesta área se dividem, fundamentalmente, em dois tipos: os mais generalistas e os específicos para alguma área de atuação, como banco de dados. Seja como for, o currículo de todos inclui muitas aulas de disciplinas de Ciências Exatas, como cálculo e linguagens de computação. Além disso, estuda também engenharia de software e banco de dados.

Em atividades práticas, do mesmo modo, o estudante que faz análise e programação de sistemas também administra redes de computadores. Tal qual, fazem parte da grade curricular matérias como aplicações em comércio eletrônico e internet. Para obtenção do diploma, algumas instituições exigem estágio e um trabalho de conclusão de curso.

Desta maneira, podemos afirmar que é um cursos de alta demanda no mercado. Provavelmente mesmo após realizar o curso, não seja o suficiente como bagagem. Contudo é um bom caminho para estar começando. Inclusive se você quer iniciar na area de desenvolvimento.

Temas a serem estudados

Arquitetura de Computadores;
Banco de Dados;
Matemática;
Estatística;
Programação de Computadores;
Projeto de Sistemas;
Engenharia de Software;
Sistemas de Informação;
Algoritmos;
Probabilidade, etc.

Mercado de Trabalho

Primeiro de tudo, o mercado de trabalho para este profissional é focado no ambiente empresarial, já que ele trabalha na construção e na análise de sistemas para empresas. Atualmente, bancos, prefeituras, comércio e empresas da área da saúde utilizam sistemas computacionais, ou seja, o indivíduo já sai da faculdade com certificações e estímulo para o mercado. Empresas privadas, como a IBM, HP, CTIS, etc. ou públicas necessitam desse tipo de função para cuidar de projetos de análise e desenvolvimento.

Consequentemente é uma área que está em constantes mudanças. Dessa forma, o profissional deverá estar atualizado de acordo com as inovações do mercado e também deverá aprender novas habilidades e conhecimentos. Como resultado se tornará um profissional sempre requisitado.

Em que você poderá atuar:

Analista de Sistemas;
Desenvolvedor de Sistemas;
Programador de Computadores;
Gerente de Projetos de Software;
Analista de Suporte;
Analista de Bancos de Dados, etc.

Se você já se decidiu, então agora é hora de saber quais as qualidades necessárias:

Raciocínio Lógico-Matemático;
Gostar de Informática;
Empreendedorismo;
Ética e Integridade;
Criatividade;
Agilidade;
Buscar sempre a qualidade, etc.
Gostar de inovar;
Resolução de problemas;

Duração do curso:

Finalmente chegamos ao tempo de curso. Em algumas faculdade pode levar de 2 a 3 anos.

Outros nomes:

Analise de sistema, analise e desenvolvimento, sistema da informação, analise e desenvolvimento de negócios.

Assim, caso não saiba a diferença de Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado, acesse aqui para conhecer mais.

Talvez ainda não tenha se identificado com a área. Afinal, não escolhemos o que queremos ser de cara.

Portanto, não deixe de acompanhar também sobre os outros curso de TI:

By Andressa Santos

Fontes: Programador
Written by Andressa S