diferenças de bacharelado eh muito dramaVocê começou agora a pesquisar sobre os possíveis cursos disponíveis nas faculdades. Mas se deparou com nomes que não tem noção do que sejam. Apesar deles todos terem diploma ao final do curso, é importante você
conhecer qual a diferença entre Bacharelado Licenciatura e Tecnólogo.

Vamos conhecer mais do Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo,

Primeiramente é importante ter em mente já de cara o que você deseja para sua vida profissional. Ou seja, se quer trabalhar como professor, cientista, ou algo mais prático. Por exemplo, mão na massa como curso Técnico de Redes.

Bacharelado:

Os cursos de bacharelado tem duração de 4 a 6 anos e são do tipo mais tradicional de curso. Neles, o conteúdo é bastante abrangente. Depois de formado, o estudante está pronto para atuar em diversas funções dentro de sua área e pode se especializar através de cursos de pós-graduação.
Inclusive é ideal para quem quer seguir carreira no mercado de trabalho, atuando em empresas ou por conta própria. De modo que poderá atuar como sistema de informação, advogado, engenheiro, médico, etc.

Documento de conclusão: Diploma de bacharel.

Licenciatura:

Os cursos de licenciatura são bem parecidos com os de bacharelado. Contudo este tem a diferença de habilitar os formandos a lecionar na educação básica e trabalhar como pesquisadores em suas áreas de estudo. As licenciaturas correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.

Ideal para quem pretende lecionar no Ensino Fundamental ou Médio.

Documento de conclusão: Diploma de licenciado.

Tecnólogo:

São cursos de menor duração, de 2 a 3 anos e que tem como característica conteúdos muito mais específicos do que os de bacharelado e licenciatura. São ideais para quem já está conhece o mercado e sabe muito bem onde quer atuar. Geralmente quem faz este curso já trabalha em uma determinada área. Portanto precisando somente de um diploma para conseguir evoluir profissionalmente. Para conhecer mais sobre os cursos de tecnologia, o MEC preparou uma lista no link aqui.

Ideal para quem procura uma formação mais técnica, em nível superior, que permita inserção rápida no mercado. Atenção: as funções do tecnólogo são mais limitadas se comparadas com as do bacharel na mesma área. Por exemplo, Tecnólogo em Redes de Computadores não pode exercer algumas funções do bacharelado de Ciência da Computação.

Documento de conclusão: Diploma de tecnólogo.

Assim, espero que este post ajudou a descobrir mais rápido qual o tipo de curso combina mais com você. Se ainda restou dúvidas, deixe nos comentários!

By Andressa Santos.

Fontes: QueroBolsa
Written by Andressa S