Web Designer, área de expansão. Não precisa saber programar. Sua atuação será no meio digital. Este já tem seu lugar no mercado de trabalho. Agora vamos conhecer mais do curso.


Um curso que me inspira é o de Web Design ou Design Web. A ordem não altera o resultado. Simplesmente porque mexe com criação. Talvez você ache que este curso tem algo haver com desenhos livres. Já te aviso, que está não é a função. Esse tipo de desenho é realizado pelos Designer Gráfico. Que refere-se a outra profissão.

O Design Web, a grosso modo, é aquele profissional que fará a parte visual de um site. Assim como janelas, tipografia (fontes), estilos dos botões, paleta de cores e etc.
Sua função: conquistar o cliente com uma interface limpa, clara e de fácil uso.

Com certeza, posso dizer que a melhora visual em sites hoje, se deu aos trabalhos de web design.

Ferramentas de Trabalho

Os softwares mais utilizados pelo web designer são o Adobe Photoshop, Fireworks e Illustrator para geração de imagens; Adobe Dreamweaver para trabalho com CSS e linguagens de marcação. Há também a alternativa de se usar um editor de imagem gratuito como o GIMP. Animações interativas exigem conhecimento de Adobe Flash.

Delimitar as funções de um web designer é uma tarefa dificil. Já que as demandas desse profissional podem acabar migrando para as linguagens de marcação como XHTML, HTML, XML, por exemplo, ou algumas formas de script como ASP, PHP e Javascript. Consequentemente ter algum conhecimento nessas linguagens é importante caso o trabalho necessite de modificações em web template (modelo de página da web). Saber trabalhar com bancos de dados MySQL e PostgreSQL também é relevante, uma vez que se usará PHP e ASP.

Porém, nem sempre um web designer precisa ter conhecimento de todas essas linguagens de programação. A criação de uma interface geralmente depende mais de programas como o Photoshop, do Fireworks e do Dreamweaver, de um projeto bem feito e de muita criatividade.

O Profissional

O web designer precisa estar atualizado, já que os programas que ele usualmente utiliza estão em constante aperfeiçoamento. Além do mais, esse profissional precisa estudar a teoria das cores, entender de layouts, saber sobre fotografia, marketing e história da arte. Quanto mais conhecimento e vivência o web designer tiver, mais ele terá condições de fazer uma interface que alcance o público-alvo. Assim poderá cativar e oferecer um site bonito, em que se navega facilmente por ele. Além disso, o web designer deve desenhar o site para propiciar uma experiência agradável ao usuário proporcionando confiabilidade e motivação oferecendo o que ele procura.

Uma facilidade dessa área é poder trabalhar com freelancer. Tendo sua própria companhia e desenvolvendo projetos. Com isso, você estaria criando mais uma oportunidade de carreira além de trabalhar com web design, também programação.

Área de Atuação

Além do desenvolvimento de sites algo que tem crescido muito atualmente é a criação de layouts para blogs e também de mídias para redes sociais, cada vez mais surgem novas oportunidades para os designers.

Web designer tem espaço garantido no mercado de trabalho (Fonte: viuisso.com.br)

Faculdade – Cursos

Infelizmente gostaria de informar que não tem curso de design web. Mas não fique triste, em alguns estados existe algo com enfase na área. Pode estar com nome de Designer Digital, por exemplo.

Querendo ou não o designer web veem do designer gráfico. Então se não tiver na sua cidade o Web, faça o gráfico. Depois, só migrar para Web.

Talvez ainda não tenha se identificado com a área. Afinal, não escolhemos o que queremos ser de cara.

Portanto, não deixe de acompanhar também sobre os outros curso de TI:

By Andressa Santos

Fontes: Portal Educação
Written by Andressa S