Primeiro Periodo Analise de Sistemas

Gosta de tecnologia mas nunca fez um cursinho/técnico para ter melhor noção? vem ver Primeiro período na faculdade Analise de Sistemas!
Então, vem comigo que eu te conto o que você verá no Primeiro período na faculdade Analise de Sistemas!


Pois bem, nesse post, estarei relatando como foi meu primeiro periodo na faculdade Analise de Sistemas. Quais foram as matérias. O que elas abordam. Se encontrei dificuldade no aprendizado e como foi minha turma!
Fique comigo até o final e descubra se é isso mesmo que você quer!
Ao entrar na faculdade a primeira coisa que veem na cabeça é: Nossa vou me tornar um super profissional! Altos conhecimentos! Super requisitado no mercado!

Primeiro Período Analise de Sistemas depressão

Além de vir acompanhado da famosa insegurança: Caramba! Todos devem saber tudo lá e eu não sei nada! Vou me dar mal! ou Não vou conseguir fazer amizade com ninguém!

Primeiro Período analise de sistemas

Essas frases são padrões do desespero/expectativas de um aluno que acabou de entrar na faculdade. Você não será o primeiro nem o último a pensar dessa forma. É normal!
Mas te digo, que não é esse monstro/sonho todo que está criando.

Muitas pessoas é verdade, já tem na bagagem cursos como técnicos. Outros, não tem nenhum. Mas no primeiro período da faculdade Analise de Sistemas, TODOS, serão nivelados. Por isso se chama primeiro período. O conhecimento será padrão para todos. Se você aprendeu de forma X no curso, na faculdade todos verão a forma Y. Justamente para que você possa acompanhar os próximos períodos.

Me lembro do primeiro período na faculdade como se fosse ontem, mas na verdade ocorreu em Fevereiro de 2009!

sucesso analise de sistemas

Nossa, quanto tempo!

Sala lotada, uns 90 alunos praticamente. A interação era super legal. Claro que ao longo dos períodos esse número só diminuíu.

Walking Dead do curso analise de sistemas

O curso era dividido por seis períodos, cada período, tinha cinco matérias. Então, era certinho, cada dia da semana para uma matéria especifica. Dessa forma, fica fácil dividir os estudos ao longo da semana.

Esse curso é um tecnólogo, que varia de dois anos e meio a três anos. No meu, foram três anos.

Quer saber a diferença do curso Tecnólogo Analise de Sistemas e Bacharel em Sistema da Informação? Clique aqui e veja o vídeo!

Vou apresentar abaixo, quais matérias tive e também do que cada uma tratava. Isso, de acordo com a ementa do curso na faculdade.

Matérias analise

Assista o vídeo justamente na parte que explico o conceito de cada uma dessas matérias clicando aqui.
1. Arquitetura de Computadores

Ementa da Disciplina: componentes de um Sistema Digital. Bases e Aritmética Computacional. Conceitos de Lógica Digital. Unidade Central de Processamento. Organização da memória; memória cache. Arquiteturas CISC e RISC; Pipeling. Dispositivos de Entrada e Saída.

Competências

Entender a arquitetura e o funcionamento geral dos computadores.
Explicar as diferenças entre as arquiteturas RISC e CISC.
Explicar o funcionamento do mecanismo de pipelining.
Descrever as diferentes arquiteturas e formas de processamento paralelo.
Descrever o funcionamento de dispositivos de entrada e saída

2. Fundamentos de Programação I

Ementa da Disciplina: Conceitos básicos: algoritmo e algoritmo computacional. Visão abstrata de um computador; variáveis e tipos de dados básicos; instruções básicas. Constantes literais e simbólicas. Operadores aritméticos, relacionais e lógicos; expressões condicionais, estruturas de controle. Estruturas de dados homogêneas. Módulos e modularização de algoritmos. Técnicas de programação: refinamentos sucessivos; modularização; desenvolvimento Top-Down.

Competências

Produzir programas com a linguagem C, a partir da especificação detalhada de problemas computacionais. Desenvolver o raciocínio lógico e abstrato do aluno para geração de algoritmos. Resolver problemas de programação com a utilização de operadores aritméticos e estruturas de controle de fluxo.

3. Fundamentos de Redes de Computadores

Ementa da Disciplina: Histórico e conceitos associados às redes de computadores. Arquiteturas lógicas e físicas utilizadas em redes de computadores. Modelos de referência em redes de computadores: OSI, TCP/IP e IEEE. Serviços em redes de computadores. Equipamentos de Redes de Computadores. Sistemas de Energia em Redes de Computadores.

Competências

Definir arquiteturas físicas para redes de computadores.
Definir medidas em redes de computadores que impliquem na elevação da taxa de transmissão efetiva.
Definir as diferenças operacionais entre os equipamentos de redes de computadores.
Propor sistemas de energia para redes de computadores.

4. Fundamentos Matemáticos da Computação I

Ementa da Disciplina: Lógica Matemática; Teoria dos Conjuntos; Análise Combinatória.

Competências

Familiarizar o aluno com conceitos matemáticos básicos que serão utilizados e aplicados à informática durante a sua formação acadêmica.

5. Microinformática

Ementa da Disciplina

Hardware de PCs Modernos. Introdução ao Hardware dos PCs. Processadores Modernos. Placas de CPU. Memórias. Discos Rígidos. Placas de Vídeo e Monitores. Fonte de Alimentação. Conexões. Configurações de Hardware. Detecção de Conflitos de Hardware. Montagens de PCs. CMOS Setup. Expansão de Hardware.

Competências

Explicar as principais diferenças entre as diversas famílias de processadores
Entender o funcionamento dos microprocessadores.
Instalar e configurar placas de FAX/MODEM, kits multimídia e outros dispositivos.
Expandir a memória RAM e a capacidade dos discos rígidos dos microcomputadores.
Montar uma configuração básica de um microcomputador PC.
Medir e otimizar o desempenho dos PCs
Se achou difícil algum termo, deixo o vídeo que explicou melhor sobre o que trata cada matéria. E se mesmo assim não entender, basta me enviar sua duvida.

Caso queira assistir ao vídeo, só clicar aqui em baixo e dar o play. No vídeo explico melhor as matérias. Dá pra entender muito mais.

Não esqueça de curtir e compartilhar, pois ajuda muito o Eh Muito Drama.

Se gostou do post, deixe seu comentário se gostaria que eu trouxesse sobre os outros períodos também.

Até a próximo e xau!

Written by admin