sistemas de informação eh muito dramaPode parecer que o curso de analise de sistema e o de Sistemas de Informação são as mesmas coisas. Nessa série você vai entender de vez o papel de quem estuda para SI.

Primeiramente, o curso de Sistemas de Informação é um curso de 4 anos, chamado de bacharelado.
O bacharel em sistema de informação administra o fluxo de informações que circulam por redes de computadores dentro e fora de uma organização. Da mesma forma, desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta.

Também é capacitado para criar e gerenciar banco de dados e desenha páginas de sites, funcionais e elegantes – tarefa que exige versatilidade e criatividade. Dessa forma, pode atuar em qualquer tipo de empresa de quase todos os setores, de bancos e organizações de saúde a empresas públicas e de comércio eletrônico.

Contudo, conhecer inglês é mais do que essencial. É possível ingressar na carreira como tecnólogo. Há uma grande variedade de cursos superiores de tecnologia nessa área. E vários deles, apesar de apresentar grades curriculares muito semelhantes, enfatizam determinados segmentos de atuação, como banco de dados ou internet.

O Instituto Infnet (RJ) oferece Sistemas de Informação com ênfase em negócios e gestão, e a ESPM-SP oferta, desde 2015, a ênfase em comunicação e gestão. Na ESPM-SP, a partir do quinto semestre, o estudante pode optar por games, desenvolvimento de aplicativos web e mobile ou digital business intelligence (análises e estratégias para negócios digitais).

Há faculdades que auxiliam o aluno com as certificações de TI, além de incentivos à participação de projetos da área.

Temas a serem estudados

Banco de Dados;
Linguagem de Programação;
Matemática;
Engenharia de Software;
Computação Aplicada;
Redes de Computadores;
Comércio Eletrônico;
Inteligência Artificial;
Algoritmos, etc.

Mercado de Trabalho

Em contraste com o aumento da tecnologia, os brasileiros estão interagindo mais. Segundo o Comitê Gestor de Internet no Brasil, do governo federal, em 2013, 85,9 milhões de brasileiros tinha acesso à rede mundial de computadores, o que significava 51% da população naquele ano. Além disso, hoje, é possível acessar dados bancários, sites ou redes sociais não só por computador. Além dos acessos ocorrerem por smartphones e aparelhos de TV.Tudo isso graças ao desenvolvimento de novos sistemas de informação.

Consequentemente o mercado fica aquecido e há maior demanda para esse profissional. Os empregadores tradicionais são empresas de tecnologia da informação (TI). Mas há espaço em companhias de qualquer ramo que empregam bancos de dados e redes, como editoras, companhias de telecomunicações, redes de loja e bancos. Um dos novos segmentos de atuação é o de educação a distância. Como resultado, a maior demanda está, naturalmente, nos grandes centros urbanos, que concentram as maiores empresas de desenvolvimento de software. No entanto, aí está também o mercado mais concorrido. Fora das grandes capitais, há chances de empregabilidade em polos industriais e em cidades de médio porte.

Área de Atuação

Desenvolvimento de Sistemas
Trabalhando como Analista de Sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas ou programador, consultor e auditor de sistemas da informação.

Gerência
Irá trabalhar na diretoria como executivo de TI ou CIO (Chief Information Officer).

Análise de Negócios
Poderá ser um analista de negócios e trabalhar com treinamento, consultoria e inteligência de negócios.

Infra-estrutura de TI
Trabalhando como analista de suporte, gestão de banco de dados, redes ou consultoria/auditoria dentro de infra-estrutura.

Duração do curso:

Finalmente o tempo de curso. Em algumas faculdade pode levar de 4 anos. Algumas faculdades pode chegar a 4 anos e 6 meses, ou seja, pode varias dependendo da instituição.

Outros nomes:

Sistemas de Informação, sistema e analise da informação.

Assim, caso não saiba a diferença de Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado, acesse aqui para conhecer mais.

Talvez ainda não tenha se identificado com a área. Afinal, não escolhemos o que queremos ser de cara.

Portanto, não deixe de acompanhar também sobre os outros curso de TI:

By Andressa Santos

Fontes: Programador
Written by Andressa S